• Lady Delmondes

O que te faria feliz AGORA?


Você já pensou sobre as suas necessidades? Com que frequência você busca atender as necessidades que não são atendidas? Para falarmos sobre necessidades é importante revermos alguns conceitos. Nos textos anteriores, eu falei sobre Presença, Conexão, Emoção e Sentimento. Precisaremos de todas essas ferramentas de conhecimento para conseguirmos observar as nossas necessidades atendidas e não atendidas.


Primeiro, se não estamos presentes, não conseguimos observar o que precisamos, e assim, não nos conectamos conosco mesmo.


Segundo, as necessidades dão origem aos sentimentos. Quando precisamos de algo ou algo que preciso se realiza, os sentimentos acontecem. E isso gera sensações em nosso corpo. Se você quiser, tente fechar os olhos e observe em seu corpo o que precisa agora. As vezes precisamos de descanso, de um abraço, ser ouvido. Mas tudo isso só acontece quando tomamos alguma ação para que aconteça. Não adianta esperar que o outro vá atender aquilo que precisamos, porque apenas nós podemos.


Mas como assim? Como o outro não pode atender as minhas necessidades? Até pode, mas você vai precisar falar, fazer um pedido, mostrar que ser ouvido é importante, por exemplo. E isso é um processo, porque você precisa saber o que quer, o que precisa e o que te faria feliz. Depois que está claro para você, em um diálogo, você deve passar isso para as pessoas que você ama. Importante, todos tem um tempo para entender e compreender aquilo que está sendo pedido para eles. Além disso, o pedido pode ser recebido com todo coração ou talvez não faça sentido naquele momento para as pessoas. Então, não crie expectativas. Afinal, cada um está em seu próprio processo de entendimento e compreensão de si mesmo.


Reconhecer e atender as nossas necessidades nos possibilita ter mais liberdade emocional, paramos de esperar que o outro atenda as nossas necessidades e passamos a assumir as responsabilidades de tudo que nós precisamos. Paramos de viver em expectativas com o outro e com a gente. As expectativas geram frustrações e decepções.


Lembre-se, que saber o que te faz feliz e o que você precisa, requer conexão consigo mesmo. É um processo que precisa ser praticado. Quando conseguir saber estas coisas, você perceberá e nomeará o que sente, estará mais conectado não só com você mais com as pessoas em sua volta. Você terá, enfim, mais auto-empatia e empatia pelos demais.


Para perceber cada uma dessas coisas, tire um tempo do seu dia para parar, respirar e ouvir o que você precisa. Veja se você conseguiu naquele dia atender suas próprias necessidades. Tente anotar em um caderno os sentimentos e as necessidades atendidas e também as não atendidas. Busque uma estratégia para que no outro dia você consiga atender as necessidades que não foram atendidas.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • cartaicone